segunda-feira, 14 de julho de 2008

Tráfico de crianças no Gana

Hoje repetiram na televisão uma reportagem acerca da qual eu acho que vale sempre apenas falar afinal em pleno século XXI ainda se pode falar que existem escravos, algo que para muitos de nós não passa de uma mera referência histórica.
Na verdade falamos de crianças que são vendidas no Gana pelos próprios pais por apenas 30 euros, este é um onde a pobreza leva a actos desesperados e onde os pais para sobreviverem traem a confiança dos seus filhos, deixando-os nas mãos dos pescadores do Lago Volta que os escravizam sem quaisquer cuidados.
A maioria das crianças é traficada com 3 e 4 anos e trabalha cerca de 14 horas diárias.
Na verdade são reportagens como esta que nos mostram que o mundo ainda tem muitas falhas e que muitas vezes é de uma hipocrisia imensa, afinal todos nós acreditamos que os nossos pais nos iram sempre proteger.
No entanto o trabalho levado a cabo pela jornalista Alexandra Borges, Júlio Barulho e Miguel Freitas, fez com que pudéssemos descobrir essa triste realidade ao ponto da reportagem da TVI "Infância Traficada" ser reconhecida com o Prémio Amade 2008 no «Festival Internacional de Televisão do Mónaco, no dia 16 de Junho de 2008 . O galardão visa destacar a excelência de um trabalho televisivo que promova os ideais defendidos pela Unesco e pela Amade (Association Mondiale dês Amis de L'Enfance) que lutam contra a violação dos direitos humanos, especialmente das crianças.
No entanto a jornalista Alexandra Borges achou que tinha de arranjar maneira de ajudar algumas daquelas crianças assim escreveu em parceria com Luis Figo um livro Filhos do Coração, ilustrado por Ana Cardoso é um livro pedagógico, mas é sobretudo um livro que nos alerta para o tráfico infantil que se pratica no Gana.
Foi criado também um CD com o contributo de diversos artistas nacionais para poder ajudar estas crianças.
Os direitos de autor e parte das receitas deste livro e do CD reverterão a favor da ONG Touch a Live Kids, para resgatar as crianças escravas e devolver-lhes a infância que lhes foi roubada.
Assim segundo esta jornalista:"Resgatar uma criança custa mil euros e essa verba só dá para um ano num orfanato. Não vamos até lá buscar uma criança e pagar um ano. Temos que garantir, pelos menos, 10, 12, 15 anos. Portanto, preferimos tirar de lá menos miúdos, mas dar-lhes escolaridade, saúde, alimentação e abrigo durante mais tempo. Para isso, preciso de 10 mil euros por criança, afirma Alexandra Borges, que, quando voltar ao Gana, resgatará alguns miúdos e mostrará aos telespectadores como foi aplicado o dinheiro angariado."
Está nas nossas mãos fazer algo para ajudar porque não se passa por um gesto tão simples como comprar um livro ou um CD.
Além disso podem passar também pelo site da ONG Touch a Live Kids e fique a conhecer o trabalho levado a cabo por esta: http://www.touchalifekids.org/.
Cumprimentos caros leitores espero que possam ajudar, afinal estas crianças podem ter uma vida diferente, espero voltar a escrever em breve.

5 comentários:

Anónimo disse...

isto é assim... a minha professora adorou esta página e eu agora a estas horas tou a ter que fazer a porcaria do trabalho sobre isto.... s na fossem voces agora pudia tar a dormir com a minha amiga joana que ta para aqui a resonar em cima de mim em vez de tar a fazer o raio do trabalho... isto nao é justo!!! se me fazem um favor... retirem esta pagina da internet pois eu na quero que mais ninguem sofra como eu estou a sofrer... obrigado...( na ligem é o sono..Ass:joana. PS: eu na resono. ) Adeus

Anónimo disse...

ajuden todas as crianças que são escravisadas

Anónimo disse...

Por um simples acto podemos devolver a felecidade a estas crianças, felecidade essa que lhes foi retirada por uns míseros €. A meu ver nenhum dinheiro do mundo poderia separar um filho de seus pais, mas todavia, à pessoas que não pensam assim. Se puderam ajudar nem hesitem em faze-lo, ajudem quem precisa, ajudem a devolver o sorriso que foi roubado a estas crianças, ajudem-lhes a terem um futuro melhor...
E sinceramente, há tantos outros jogadores de futebol que podiam contribuir com 10.000 euros, pois não lhes ia fazer muita diferença na conta bancária...

maria do carmo disse...

toca o coraçao de qualquer pessoa, um simples gesto, pode mudar, ou ajudar uma criança.....quando comprar um brinquedo ao seu filho(a), um bem desnecessario, pare e pense............pense naqueles que precisam apenas de um pedaço de pão, um copo de leite, uma vacina, ou agua potável. Um brinquedo pode custar 30 ou 40 euros......agora imagine alguem vender um filho, por este valor, ou outro!!!! o meu filho nao tem preço, nao existe nada nem ninguem que possa compra-lo........nao existe dinheiro no mundo que compre a vida, que faz parte da nossa vida....ajude, porque eu vou ajudar tambem. Um grande abraço para todas as crianças

Anónimo disse...

Um dia podemos ser nós a passar por esta situação e se os ajudarmos agora quem sabe se mais tarde também não nos ajudam a nós se for necessario.
Não sejam egoistas com o mundo, logo nós os portugues que descobrimos o Gana, temos de os ajudar.
Nós não o descobrimos para que mais tarde acontecesse isto!!
AJUDEM SE !
Estamos destinados!!
pensem bem...