quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Os primeiros passos de Barack Obama!

O primeiro acto de Barack Obama ao assumir a presidência dos EUA foi encerrar a prisão de Guantánamo, pois o novo Presidente diz que os EUA não se identificam com esta prisão, nem com as atrocidades nela cometidas.
Situada numa base em Cuba, Guantánamo é uma prisão pela qual os americanos pagam aluguer desde o século XIX, a prisão abriu em Janeiro de 2002, para receber suspeitos de actos terroristas, nomeadamente dos atentados de 11 de Setembro. Esta prisão chegou a ter mais de 800 prisioneiros, nela encontravam-se os presos que não estavam abrangidos pela Convenção de Genebra e que não tinham por isso direito a julgamento, havendo notícias que os militares americanos recorriam à tortura nos interrogatórios, o que contribuiu para denegrir a imagem dos EUA.
Pode então considerar-se que houve uma ruptura com a política anti-terrorista de George W. Bush e o Presidente afirma que os EUA passarão a cumprir a Convenção de Genebra, com este acto Barack Obama cumpre uma das suas promessas eleitorais, melhorando a imagem do país a nível internacional.
Além disso o Presidente congelou os ordenados dos seus colaboradores, alegando que em tempos de crise os americanos têm de apertar o cinto e que o exemplo deve vir de cima, neste caso começando pela Casa Branca.
Continuaremos atentos aos passos do novo presidente dos EUA.

Sem comentários: