segunda-feira, 10 de agosto de 2009

"Façam o favor de ser felizes" Raul Solnado

Após a notícia da morte de Raul Solnado aos 79 anos (1929- 2009), hoje podemos assistir a uma magnífica homenagem prestada por todos, a um homem que marcou a cultura portuguesa.
A frase que coloquei como título deste artigo marcou muitas gerações e por isso não deve ser esquecida, deve ter-se nela uma lição de vida dada por este grande actor.
Ao longo da sua carreira este foi um homem do teatro, cinema e televisão, que pode dizer-se foi o “pai” da Stand-Up Comedy. Os seus textos marcaram a sua época, mas são de um génio tal que se tornaram intemporais, fazendo com que mesmo as gerações mais novas soltem gargalhadas com o seu trabalho. O seu humor tocava em assuntos delicados, mas sempre com bastante classe e engenho.

Meio milhar de pessoas homenageou hoje Raul Solnado por entre palmas e lenços brancos numa despedida em que participaram anónimos e figuras públicas, lado a lado, a verdade é que o reconhecimento do público é muito importante na vida de um actor.
Os depoimentos que assisti pela televisão davam conta de um homem de uma generosidade imensa, sempre pronto para ensinar e para transmitir uma mensagem às gerações que a ele seguiram. Foi fundador do projecto Casa do Artista e esteve ligado a ele até ao momento.
A verdade é que foi um grande homem e um exemplo certamente a seguir, que marcou o panorama artístico nacional de forma brilhante.

A este homem um Aplauso! Em sua homenagem.

Sem comentários: