segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

Hoje é o dia Internacional das Crianças Desaparecidas, uma realidade que choca a todos quando surge a notícia nos jornais e na televisão. Hoje ao ler os jornais fiz algumas descobertas sobre o tema com base nas quais vou escrever algumas palavras.
Em Portugal segundo os números revelados pelo IAC divulgados hoje o SOS Criança Desaparecida registou no ano passado 76 novos processos relativos a menores desaparecidos, a maioria referente a raparigas, estes dados revelam que o número de situações novas participadas aumentou pois no ano de 2007 foram 34, em 2006 de 31, em 2005 de 17 e em 2004 de 25, mas isto também se deve ao facto de existir uma maior divulgação do número europeu de crianças desaparecidas.
O número Europeu de Crianças Desaparecidas é: 116000.
A divulgação deste número é importante e é o motivo deste artigo, pois quanto mais pronta e abrangente for a intervenção num caso de desaparecimento de uma criança, maior será a sua eficiência de forma a trazer de volta ao lar a criança ou adolescente desaparecido.
A verdade é que dentro deste número se encontram várias situações, desde a situação mais grave do rapto por terceiros, o rapto parental e ainda a fuga de menores, qualquer uma delas bastante preocupantes.
É preciso que haja cooperação internacional para conseguirmos tanto aumentar o número de casos de sucesso em caso de rapto, assim como tentar apanhar os membros das redes internacionais de pedofilia e tráfico de crianças.
Em Portugal são investigados cerca de 2 casos de desaparecimento de crianças por dia na sua maioria por fuga de casa.
O registo mais antigo da Polícia Judiciária portuguesa data de há 17 anos um menino que desapareceu na sua aldeia e não voltou a ser encontrado. Como este existem muitos outros casos.
Afinal quem nunca ouviu falar de casos como o de Rui Pedro, um menino de 10 anos que desapareceu na Lousada, sua mãe é uma mulher de coragem que sempre lutou para reencontrar o seu filho, tendo sido o caso arquivado este ano por não haver provas e sem nunca se ter chegado ao regresso de Rui Pedro a casa.
Um dos casos mais mediáticos em Portugal foi o caso da Maddie onde se aponta para um presumível rapto.
Este dia surgiu no EUA e foi criado no ano de 1983 pelo então Presidente Ronald Reagan, isto porque o primeiro caso mediático de desaparecimento data de 25 de Maio de 1979, um dia em que um casal americano deixou o seu filho Etan Patz ir sozinho apanhar o autocarro, fazendo hoje 30 anos sobre este desaparecimento, os seus pais ainda hoje querem saber o que aconteceu, mandando todos os anos nesta data e na data do aniversário do filho um retrato deste da altura ao homem que está preso como autor deste crime com a pergunta do que aconteceu ao seu filho.
A internet hoje representa uma mais valia mas ao mesmo tempo um perigo quando utilizada por menores sem a vigilância dos pais, pois os pedófilos não olham a meios para atingir os seus fins.
A todos aqueles que passam por este drama deixo uma palavra de conforto e de esperança. E espero que o número de casos diminua e que a nossa sociedade não seja um mundo onde se tem medo do futuro, mas sim um mundo como antes onde se viam os miúdos a brincar nas ruas sem medo que um dia eles não regressem mais.

Sem comentários: